Desde segunda-feira (21), moradores de Porto Alegre que desejam se vacinar contra o coronavírus podem agendar horário e local por meio do aplicativo 156+POA. São três unidades disponíveis (Morro Santana, São Carlos e Tristeza) neste momento para o que é que considerado um projeto-piloto. Podem se vacinar por meio de agendamento quem vai receber a primeira dose e que tenha 50 anos ou mais.
Conforme a diretora de Atenção Primária à Saúde de Porto Alegre, Caroline Schirmer, todos os horários disponíveis nos dois primeiros dias foram preenchidos. Foram vacinadas 242 pessoas entre a terça-feira (22) e a quarta-feira (23). A vacinação desta quinta-feira (24) ocorre das 18h às 21h. O agendamento para sexta-feira (25) será realizado em horário ampliado, das 8h às 21h, nos mesmos locais.
— Tivemos poucas faltas, 10 no total, de pessoas que marcaram e não apareceram. Teve também alguns que se confundiram e marcaram consultas, quando na verdade queriam marcar a vacina — relata Caroline.
Conforme a diretora, as unidades que estão vacinando por agendamento disseram que há possibilidade de aumento de aplicações diárias.
— A nossa ideia é ir aumentando. Mas vamos oferecer algo que seja uma solução, e não um problema — acrescenta.
A aplicação de vacinas contra o coronavírus por agendamento continuará na próxima semana nas mesmas unidades, das 18h às 21h. Melhorias no agendamento estão sendo providenciadas, segundo Caroline. Entre elas, a possibilidade de estender o uso da ferramenta para outras plataformas além do sistema Android.
A ideia é ir aumentando horários de vacinação por agendamento ao mesmo tempo em que se disponibiliza a vacinação espontânea, de quem chega no posto de saúde para ser imunizado.