O Exército brasileiro confirmou a GZH neste domingo (18) que a distribuição dos medicamentos do chamado kit entubação, recebidos neste sábado (17) no Rio Grande do Sul, começa na terça-feira (20). O 3º Batalhão de Suprimento do Exército, em Nova Santa Rita, será o responsável pelo transporte.
Se repassada em sua totalidade, essa será a maior carga levada pela unidade desde o início da pandemia. Ao todo, 123,8 mil ampolas de medicamentos do kit entubação chegaram ao Estado.
Os medicamentos recebidos são Fentanila (analgésico), Propofol (anestésico), Midazolam (sedativo) e Besilato de Cisatracúrio (bloqueador neuromuscular). Esses são alguns dos 22 medicamentos solicitados pelo governador Eduardo Leite, na última quinta-feira (15), ao Ministério da Saúde.
Os remédios foram doados pela mineradora Vale e comprados na China. Eles foram entregues ao Ministério da Saúde que, depois, enviou aos Estados.
Neste final de semana, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) organiza quais hospitais receberão as unidades e a quantidade. A expectativa é terminar o levantamento ainda neste domingo (18).
Nesta semana, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, classificou a situação em hospitais como "desesperadora". Já após a doação, ela declarou que os itens representam um alívio temporário. Também adiantou que devem durar de 10 a 15 dias.
O governo do Estado trabalha com a perspectiva de importação de medicamentos – com compra direta no mercado internacional – e abriu um pregão eletrônico para adquirir alguns itens.
A responsabilidade pela compra e garantia de oferta dos medicamentos é dos hospitais. Contudo, com o forte agravamento da pandemia em 2021, parte dos gestores hospitalares tem relatado dificuldade para aquisição dos remédios.