O Instituto Butantan recebeu nesta segunda-feira (19) insumos para a fabricação de mais 5 milhões de doses da vacina contra a covid-19. Os 3 mil litros de insumo farmacêutico ativo (IFA) foram enviados pelo laboratório chinês Sinovac na última sexta-feira (16).
O material foi transportado por um avião da companhia aérea Turkish Airlines, que fez escala em Istambul, na Turquia, e em Dakar, no Senegal, antes de desembarcar no aeroporto internacional de Guarulhos nesta segunda.
O Butantan já entregou 40,7 milhões de doses da vacina CoronaVac para serem aplicadas em todo o Brasil pelo Programa Nacional de Imunizações. Até o fim deste mês, a instituição deve finalizar o primeiro contrato firmado com o Ministério da Saúde para disponibilização de 46 milhões de doses.
No Rio Grande do Sul, a primeira aplicação foi realizada em 1.949.683 pessoas, o que corresponde a 38% do previsto no grupo prioritário — 553 mil pessoas já receberam as duas doses no Estado, 10,9% do previsto para essa faixa. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde e foram acessados às 12h desta segunda.