A vacina CoronaVac, da Sinovac Biotech, é segura e capaz de provocar reações imunológicas em crianças e adolescentes. Essa avaliação leva em conta testes em fase inicial anunciados pela empresa chinesa nesta segunda-feira (22), segundo o G1. O estudo preliminar envolveu testes clínicos com mais de 500 crianças e adolescentes com idades de três a 17 anos. Eles receberam duas doses médias ou baixas da vacina ou um placebo.
Um pesquisador da Sinovac informou que a maioria das reações adversas foi branda, citando que duas crianças que receberam a dose menor apresentaram febre alta. O cientista destacou que os níveis de anticorpos provocados pela vacina em crianças foram maiores do que os registrados em adultos de 18 a 59 anos e em pessoas idosas.
No caso de crianças de três a 11 anos, a dose menor induziu reações de anticorpos favoráveis. A dose média funcionou bem em jovens de 12 a 17 anos.
Esses dados preliminares ainda não foram publicados em revistas especializadas e/ou analisados pela comunidade científica, como ocorre de praxe. Os testes de estágio avançado da Sinovac no Exterior ainda não incluíram menores de idade.
A Sinovac já forneceu 160 milhões de doses de vacina a 18 países e regiões. Mais de 70 milhões de doses já foram aplicadas. Esse imunizante é um dos aplicados no Brasil, com fabricação pelo Instituto Butantan, em São Paulo.