O Ministério da Saúde inverteu a quantidade de doses de vacinas contra a covid-19 enviadas ao Amazonas e ao Amapá na última quarta-feira (24). De acordo o portal G1, o erro foi admitido pela pasta, que corrigiu a situação nesta quinta-feira (25).
Segundo a publicação, 78 mil doses que deveriam chegar ao Amazonas foram desembarcadas no Amapá, que aguardava 2 mil doses. Com isso, o Amazonas recebeu menos de 2% da quantidade anunciada.
"O Ministério da Saúde informa que o Amazonas e o Amapá receberão, ainda esta madrugada, as quantidades de doses corretas reservadas aos Estados nesta quinta etapa de distribuição de vacinas. O Estado do Amazonas receberá 76 mil doses adicionais que haviam sido entregues ao Amapá, totalizando 78 mil vacinas. O Amapá, por sua vez, ficará com as 2 mil", declarou a pasta, em nota encaminhada ao G1.
As 76 mil doses que faltavam ao Amazonas chegaram ao Estado durante a madrugada desta quinta. Elas foram recebidas pelo governador Wilson Lima no Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus.
Na última quarta-feira, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de 1,2 milhões de doses de CoronaVac e de 2 milhões de doses da vacina de Oxford aos Estados.
Ao todo, o Amazonas deve receber 120 mil doses que foram previstas pela pasta — 78 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca e 42 mil doses da CoronaVac. Já o Amapá deve receber 2,8 mil doses — 2 mil da Oxford/AstraZeneca e 800 da CoronaVac.