A manhã de sexta-feira (12) foi emocionante para a enfermeira Roseana Paes, que trabalha na Unidade de Saúde Santa Marta, no centro de Porto Alegre. Da porta do consultório, a residente em atenção primária pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou para o funcionário que distribui as senhas para a vacinação contra a covid-19:
– Minha avó vem se vacinar hoje!
Assim que chegou, Cecília Maria da Silva, 85 anos, ficou acomodada no banco do posto ao lado de familiares. Roseana fez um pedido particular: queria aplicar a vacina na avó, mesmo que tivesse que passar outros idosos na frente para atendimento na sala ao lado. Quando chegou a senha de Cecília, a neta se aprumou para recebê-la. Sentada dentro do consultório, a avó não escondeu a alegria em receber a dose.
– Estou feliz! Quero abraçar ela! – falou a idosa simulando um abraço no ar.
Avó e neta não se viam pessoalmente desde fevereiro de 2020. Os encontros ocorriam apenas por videochamada. Na hora de receber o imunizante, Cecília fechou os olhos, mas logo em seguida elogiou o trabalho da neta, dizendo que aprovou o trabalho da enfermeira.
– Foi muito emocionante porque eu perdi meu avô há quatro meses. É muito legal ajudar as pessoas e poder proporcionar esses momentos. Mas quando são os nossos familiares é diferente. Estou muito feliz e realizada – disse Roseana, bastante emocionada.