A situação nas unidades de tratamento intensivo da Capital, em crescente agravamento desde o dia 17 de fevereiro, alcançou na tarde dessa sexta-feira (26) o patamar de 98% dos leitos gerais de UTI ocupados, segundo informava o painel de monitoramento da prefeitura por volta das 15h30min desta sexta-feira (26). Há 430 doentes graves com covid-19 em Porto Alegre, número que era de 408 na quinta-feira (25). São 47 internações a mais do que o teto de 383 vagas estipulado pela prefeitura da Capital no início do ano para que não houvesse colapso da estrutura de atendimento.
A Capital também experimenta dificuldades em transferir para unidades de cuidados intensivos pacientes com covid-19 que estão sendo tratados em leitos de emergência. Na quarta-feira, eram 64 doentes à espera de vagas em UTI, número que saltou 83% em um dia, já que havia 117 pacientes aguardando na fila na quinta-feira. Na tarde desta sexta-feira, são 124 aguardando por espaço para tratamento intensivo.
Estão com lotação de 100% ou mais os leitos de terapia intensiva dos hospitais Moinhos de Vento, Santa Casa, São Lucas, Mãe de Deus, Vila Nova e Restinga.