A ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na Capital por pacientes com covid-19 voltou a recuar neste domingo (10), após um aumento na sexta-feira (8). O total de pacientes infectados em estado grave em Porto Alegre chegou a 270, conforme o painel de controle da Secretaria da Saúde. Considerando o total de internados com confirmação ou suspeita de infecção pelo coronavírus, o número vai a 305.
Na sexta-feira, havia ocorrido um aumento de um paciente, interrompendo a sequência de de sete dias de queda verificada até então - no painel de controle da prefeitura, ainda não estão atualizados os dados consolidados de sábado. Estavam recebendo cuidados intensivos 279 pessoas. Como os números de sábado não foram divulgados, não foi possível fazer a média móvel dos últimos sete dias.
A ocupação total de leitos, considerando todas as causas, chegou a 703 neste domingo, para uma capacidade instalada de 817. O percentual de ocupação, portanto, chega a 87,7%. Os hospitais referências no combate à covid-19 estão com as seguintes ocupações: Clínicas (82,76%), Conceição (93,33%) e Santa Casa (74,38%).
Dois hospitais tinham ocupação total dos leitos de UTI: Moinhos de Vento e Cristo Redentor. Apenas três hospitais não haviam atualizado os dados até 18h: Porto Alegre, Cristo Redentor e Independência.