Mais de 230 pacientes de Manaus, no Amazonas, começaram a ser transferidos, na manhã desta sexta-feira (15), em voos da Força Aérea Brasileira (FAB), para outros Estados, devido ao colapso no sistema de saúde e falta oxigênio para tratamento da covid-19.
De acordo com o portal G1, o Ministério da Defesa informou que há voos programados para Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba. Hospitais de Goiás e Brasília também deverão receber os pacientes. No primeiro momento, 235 pacientes devem ser remanejados. Há estimativa de que até 750 pessoas tenham de deixar o Estado.
Na última quinta-feira (14), o Rio Grande do Sul se colocou à disposição para receber pacientes de hospitais de Manaus. Embora tenha disponibilizado sua rede, o RS ainda não recebeu qualquer pedido para uso dos leitos. Quem está fazendo o remanejamento, além do governo amazonense, é o Ministério da Saúde.
Por causa do coronavírus, o consumo de oxigênio em unidades de saúde de Manaus aumentou e, na quinta-feira, profissionais que atuam no combate à covid-19 denunciaram que parte dos hospitais zerou o estoque do insumo, que é essencial para o tratamento de pacientes internados com a doença.