Devido a um erro humano, oito pessoas que trabalham em um lar de idosos no interior da Alemanha receberam cinco vezes a dose de vacina da Pfizer/BioNTech, relata o portal Der Spiegel. O país começou a vacinar a população oficialmente neste domingo, começando por grupos prioritários, como as pessoas mais velhas residentes de casas geriátricas e profissionais de saúde destes locais.
Após o incidente, em Stralsund, o grupo, de sete mulheres e um homem, foram enviados para casa. Quatro chegaram a ser internadas em um hospital para observação como medida de precaução. Todos apresentaram sintomas semelhantes aos da gripe.
Segundo comunicado das autoridades, doses maiores da vacina da Pfizer/BioNTech já haviam sido testadas em cobaias na fase I do estudo sem apresentar consequências graves. A dose usual da vacina é de 30 microgramas e a BioNTech confirmou que, nos testes, quantidades de até 100 microgramas foram administradas sem efeitos graves.
Informações dos frascos de vacina da Pfizer/BioNTech apontam que o produto é multidose, ou seja, precisa ser diluído antes do uso. Acredita-se que isso possa ter induzido ao erro de administração das seringas nos profissionais do lar de idosos.