Trinta e três pessoas, entre moradores e funcionários, testaram positivo para a covid-19 em um lar de idosos em Barra do Ribeiro, cidade que fica no limite da Região Metropolitana de Porto Alegre com o sul do do Estado. Três idosos estão internados após sentirem dificuldades para respirar, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a pasta, primeiro um funcionário da instituição apresentou sintomas e testou positivo, ainda na última semana. Depois, foi feita a coleta para o teste em 75 pessoas, sendo 48 idosos e 27 trabalhadores. No sábado (5), o Laboratório Central do Estado (Lacen) devolveu o resultado de 30 avaliações, e todas foram positivas. Outros três casos foram confirmados no dia seguinte, domingo (6). Ainda é aguardado o resultado de 21 testes.
O lar de idosos fica no bairro Pavão e se chama Pousada de Luz Lar do Idoso. A presidente da instituição, Jeanne Luz, afirmou que parte da clínica foi isolada para manter em segurança os que não estão infectados, e os funcionários estão em quarentena. Também disse que os idosos que testaram positivo e não têm sintomas graves estão sendo acompanhados por enfermeiros e uma médica, que visita semanalmente o lar.
— Estamos aguardando para saber como a prefeitura também irá nos ajudar, se será com um médico ou de outra forma. A gente pode dizer que está fazendo tudo da forma correta. Acreditamos que o tratamento está dando resultado, e o mais grave, o período mais crítico para os idosos, já passou — assegurou a responsável pelo lar.
Jeanne ainda declarou, diferentemente da Secretaria de Saúde, que não sabe como o surto se iniciou, já que alguns idosos faziam visitas médicas e há outras possibilidades de contágio. Ela ainda lembrou que desde março os familiares só visitam seus familiares pelo lado de fora da pousada, com distanciamento de dois metros, há uso constante de máscara no ambiente, limpeza antes de ingresso na instituição, além de seguir os outros protocolos de higiene.
A prefeitura de Barra do Ribeiro, por meio da assessoria de imprensa, informou que a vigilância sanitária e epidemiológica têm realizado, desde o início da pandemia, o acompanhamento com informações, orientações e recomendações a lares de idosos, e que todas as normas vinham sendo seguidas. Também disse que o município vai definir, ao longo desta segunda-feira (7), os próximos passos com relação a esse caso para minimizar os efeitos do surto.