Com a proximidade do veraneio e, consequentemente, o aumento populacional nos municípios do Litoral Norte, o Exército Brasileiro distribuiu tendas para serem usadas na triagem de casos de coronavírus na região. Nove cidades receberam as estruturas: Balneário Pinhal, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Mostardas, Tavares, Terra de Areia, Torres, Três Forquilhas e Xangri-lá.
Segundo o prefeito de Imbé e presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), Pierre Emerim, a demanda surgiu dos municípios, que entendem que as "estruturas de saúde não estão adequadas para enfrentar o verão". Cidades maiores, como Capão da Canoa e Tramandaí, preferiram não solicitar, já que têm uma estrutura mais robusta de saúde.
O Exército Brasileiro confirmou a informação à reportagem e disse que as tendas estão espalhadas nas unidades básicas de saúde e hospitais, em uma força tarefa que parte do Comando Conjunto Sul, que reúne, além do Exército, Marinha e Força Aérea. Também lembrou que as mesmas tendas haviam sido disponibilizadas para os municípios no início da pandemia.
Segundo a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, que participou da articulação com os militares, essa iniciativa é importante para excluir suspeitas e casos confirmados e os isolar do ambiente hospitalar, reduzindo a circulação do vírus.
— As tendas são para triagem de pacientes com gripe, sintomas de quadro respiratório, para não misturar em outras portas de entrada de hospitais. É um reforço para as unidades de saúde dos municípios do Litoral, uma vez que aumenta a população nesses municípios — explicou.
Arita também revelou que Tramandaí terá repasse de respiradores e monitores para reforço da estrutura de saúde. Os equipamentos devem ser alocados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.