Se cada cidadão apto doasse sangue pelo menos duas vezes ao ano, os hemocentros do Estado teriam estoque suficiente para a demanda da população. É esse o cálculo da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul.
Não há riscos de contaminações, uma vez que nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado. Há apenas a possibilidade de algumas reações após o procedimento, como sensação de desmaio, suor, formigamento das mãos e pés, visão embaçada, vômito, especialmente se as recomendações não forem seguidas. Esclareça suas dúvidas sobre o assunto.
Etapas da doação
No hemocentro, é realizado um cadastro do candidato à doação, que deve apresentar documento oficial com foto. Depois, é realizada uma pré-triagem, com verificação de pressão arterial, temperatura e batimentos cardíacos, peso e teste de anemia.
Então é feita a triagem clínica, uma entrevista individual e sigilosa em que são avaliados antecedentes e o estado atual de saúde do candidato, que tem o objetivo de determinar se a coleta poderá trazer riscos para ele ou para o receptor.
Passadas essas etapas se faz a coleta de aproximadamente 450ml de sangue, além de amostras para a realização dos testes laboratoriais.
Quem pode doar
- Pessoas entre 16 e 69 anos que pesem mais de 50kg. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal de seus responsáveis.
- Estão temporariamente impedidas pessoas com suspeita de covid-19, febre, gripe, resfriado, diarreia, além de mulheres grávidas ou no período pós-parto, tatuagens ou acupuntura nos últimos 12 meses, aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual nos últimos 12 meses.
- Estão permanentemente impedidas de doar pessoas que tiveram doença de Chagas, hepatite após os 11 anos, portadores dos vírus HIV, Hepatite C, Hepatite B e HTLV.
Intervalos de doação
- Homens: podem doar a cada dois meses, sendo no máximo quatro vezes ao ano.
- Mulheres: podem doar a cada três meses, sendo no máximo três vezes ao ano.
Recomendações
- Ainda no hemocentro, o doador recebe um lanche e é aconselhado a permanecer ao menos 15 minutos no local. Durante o dia da doação, a orientação é que se beba bastante líquido.
- Após a doação, também não se deve a fumar nas duas horas seguintes, não praticar exercícios físicos, dirigir em rodovias ou veículos pesados ou subir em locais altos.
- Não se deve carregar peso ou dobrar o braço em que foi realizada a punção, para evitar sangramentos e hematomas. O curativo deve permanecer no braço por quatro horas.
O que é feito com o sangue
- O sangue é separado em diferentes alguns de seus componentes, como hemácias, plaquetas e plasma. Dessa forma, uma doação pode beneficiar mais de um paciente.
- Esse sangue é utilizado para alguns tratamentos, transfusões de urgência em casos de acidentes, entre outros procedimentos clínicos.
Locais em Porto Alegre
- Hemocentro do Estado: Avenida Bento Gonçalves, 3.722. Agendamento pelo (51) 3336-6755, ramal 102, ou (51) 98405-4260
- Hospital Conceição: Avenida Francisco Trein, 596. Agendamento pelo (51) 3357-2072
- Hospital de Clínicas: Rua Ramiro Barcelos, 2.350. Agendamento pelo site
- Hospital São Lucas da PUCRS: Avenida Ipiranga, 6.690. Agendamento pelo (51) 3320-3455
- Santa Casa de Misericórdia: Avenida Independência, 75. Agendamento pelo (51) 3214-8025
Produção: Állisson Santiago