Na última semana, diminuiu o ritmo de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) por pacientes com coronavírus em Porto Alegre.
A média móvel de doentes internados nos sete dias anteriores ficou praticamente estável, com acréscimo de 1,7% sobre o período anterior. Uma semana antes, o avanço havia chegado a 5,5%. Além disso, desde a sexta-feira de Natal, o número absoluto de leitos dedicados à covid-19 registrou três recuos sucessivos e estava, até as 17h deste domingo (27), em 311 — no dia 25, a cifra era de 327.
As informações do domingo devem ser vistas com prudência porque seis hospitais não haviam fornecido as atualizações diárias até o momento — as principais referências para atendimento aos infectados na cidade (Clínicas, Conceição e Santa Casa), porém, já haviam inserido as informações mais recentes.
A média móvel de sete dias ficou em 313 pacientes, contra 308 no período antecedente e 292 três semanas atrás. Embora os números atuais ainda sejam elevados, é uma situação menos dramática do que a verificada entre os dois finais de semana anteriores.
No intervalo entre os domingos de 13 e 20 de dezembro, o número absoluto de pacientes internados em UTI com coronavírus (diferente da média móvel, que leva em conta todo o período) havia escalado de 291 para 330. Mantido aquele ritmo, projeções da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com base nesse intervalo indicavam que o teto de 383 leitos para atender a doentes na pandemia poderia se esgotar até o final do mês.
Desde então, a curva voltou a apontar mais para baixo. Neste domingo, não havia projeção atualizada da ocupação de vagas de UTI para as próximas semanas. A taxa geral de ocupação nos hospitais por todos os tipos de paciente em situação grave, que chegou a superar 90% naquele período, se encontrava em 87,6% na tarde deste domingo. Dos 816 leitos disponíveis, 708 estavam em uso, e oito se encontravam temporariamente bloqueados.
O painel de monitoramento da prefeitura indicava que estavam lotados os hospitais Moinhos de Vento, de Pronto Socorro (HPS) e Cristo Redentor. O Independência também aparecia com 100%, mas a informação havia sido atualizada pela última vez apenas na véspera do Natal (24).