Apesar das diversas restrições para conter a propagação do coronavírus, as praias de Santa Catarina seguiram registrando movimento intenso e aglomerações no decorrer do domingo (1º). As cidades de Florianópolis e Imbituba se destacaram pela quantidade de pessoas que, mesmo com a proibição de permanecer e tomar banho de sol na areia, reuniram-se em locais como Canasvieiras, Jurerê, Ingleses e Praia do Rosa.
De acordo com informações do portal G1, as ações de supervisão da Guarda Municipal e da Vigilância Sanitária foram reforçadas principalmente no norte da capital catarinense, mas, mesmo assim, muitas pessoas ignoraram a determinação das autoridades e ocuparam as faixas de areia.
Na sexta-feira (30), ao menos três estabelecimentos com irregularidades como falta de distanciamento entre mesas e uso incorreto de máscaras foram multados pela prefeitura. No entanto, até a tarde de domingo, não havia um balanço das ações realizadas durante o feriadão.
Ainda segundo o G1, Florianópolis está em uma das oito regiões com risco grave para transmissão do coronavírus no Estado, que tem mais de 260 mil casos confirmados da doença desde o início da pandemia.
Nas redes sociais, o movimento na Praia do Rosa, em Imbituba, foi bastante comentado pelos internautas. Alguns vídeos publicados mostram a faixa de areia lotada durante o dia e aglomerações nas ruas da cidade à noite.
Além disso, vendedores ambulantes da região protestaram contra a proibição de trabalho na beira da praia. Um compilado de vídeos gravados no domingo mostra a faixa de areia da Praia do Rosa repleta de banhistas.