A prefeitura de Rosário do Sul, na Fronteira Oeste, decretou o fechamento de atividades econômicas entre as 20h desta quinta-feira (19) e as 6h de segunda (23). A medida foi adotada após a piora dos índices da pandemia do coronavírus no município.
A iniciativa, que foi chamada pela prefeitura de lockdown, foi determinada em decreto publicado nesta quinta. Além deste final de semana, está previsto novo fechamento para o próximo, entre os dia 27 e 30 de novembro.
O texto diz que deve ocorrer o fechamento total de atividades não essenciais, com a exceção de farmácias, mercados, padarias, clínicas médicas e veterinárias, distribuidoras de gás, postos de combustíveis, funerárias, hospitais, forças de segurança, setor do agronegócio e meios de comunicação. O atendimento fica limitado a uma pessoa por família nos locais abertos.
A prefeitura também determinou a proibição da permanência de pessoas em "praças, parques, praia, calçadas e calçadões, canteiros centrais de avenidas e assemelhados" em todos os dias da semana, entre 22h e 6h, além de impedir o estacionamento de carro em vias que costumam registrar aglomeração de moradores.
Para justificar a medida mais rígida, a prefeitura explicou que entre 1º e 18 de novembro, o município teve 312 casos positivos de covid-19, totalizando 485 desde o início da pandemia. Ou seja, 90% dos casos foram registrados em apenas 18 dias. Além disso, o município informou que há 235 casos ativos monitorados atualmente.
Segundo o mapa do governo do Estado, o Hospital Caridade Nossa Senhora do Rosário está com todos os oito leitos de UTI lotados.
Aglomeração de jovens
O texto inda prevê outras iniciativas que tem como objetivo impedir a aglomeração de jovens com bebidas nas ruas da cidade. O decreto proíbe, todos os dias, o funcionamento de distribuidoras e revendedoras de bebidas alcoólicas depois das 20h, bem como trailers, food trucks, lojas de conveniências, lanchonetes e restaurantes.