O Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) terá um ambulatório destinado a pacientes que tiveram sequelas causadas pela covid-19. O novo serviço será gratuito e único do sul do Estado. Os atendimentos incluem encaminhamento de reabilitação para diferentes áreas.
Os pacientes que precisarem do Ambulatório Pós-covid-19 irão realizar uma avaliação inicial que inclui exames laboratoriais, de imagem e eletrocardiograma. Segundo a coordenadora do serviço, Rossana Bassi, as sequelas deixadas pela doença podem ser muitas.
— Sequelas decorrentes da hospitalização prolongada, perda de massa muscular, queda da função respiratória, sequelas nutricionais. Como se trata de uma doença relativamente nova, é possível que surjam outras sintomatologias, que também acompanharemos — explicou a médica.
Após a análise inicial, o paciente é encaminhado para reabilitação com nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, além de outras especialidades necessárias à completa recuperação. O acompanhamento terá duração de até seis meses após a alta hospitalar, podendo se estender por mais tempo na especialidade em que o paciente necessitar.
O atendimento do ambulatório tem a participação de 14 profissionais do HU-Furg. A equipe incluiu fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, psicólogos, nutricionistas infectologista, cardiologista, neurologista, pediatra e pneumologista.
Rio Grande já registrou 3.999 casos de covid-19, segundo os números atualizados nesta terça-feira (6). Ao todo, 3.802 pessoas são consideradas recuperadas da doença. A cidade contabiliza 128 mortes. A taxa de ocupação hospitalar em leitos de unidade de terapia intensiva, que no final de julho atingiu 100%, agora está abaixo de 70%.