O município de Rio Grande está desde 8 de setembro sem registrar mortes por covid-19. Esse é o período mais longo sem óbitos pela doença desde as duas primeiras vítimas, em junho. O município tem o maior número de mortes no sul do Estado, 116.
Ao longo dos últimos meses, diversas medidas foram criadas para conter o avanço do vírus. A principal delas foi a ampla testagem realizada no município. O laboratório de análises do Hospital da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) começou a processar, em maio, exames de covid-19. A iniciativa acelerou o resultado dos exames que antes tinham de ser enviados para Porto Alegre, levando um tempo maior para análise.
— Acredito que neste período de julho, momento mais difícil do município, começamos com ações preventivas nos bairros que tínhamos mais casos. Com a testagem, podemos saber a real situação que a cidade enfrentava — explica o secretário municipal de Saúde, Maicon Lemos.
O município se destacou também por medidas mais duras em relação ao distanciamento social. Enquanto Pelotas e outras cidades da região flexibilizavam atividades comerciais seguindo os protocolos das bandeiras estaduais, o município recuava e determinava o fechamento ou funcionamento do comércio apenas três dias da semana e com capacidade limitada.
Em relação a estrutura hospitalar, a cidade duplicou a capacidade de atendimento em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). No começo da pandemia, Rio Grande tinha 10 leitos exclusivamente para atendimentos de covid-19. Atualmente, são 20 leitos a disposição da população e a taxa de internação, que chegou aos 100%, não passa de 75%.
Uma das grandes reclamações da população ao longo dos últimos meses, o atendimento na ala de enfermaria da Santa Casa, parece estar resolvido. Após a interdição no mês passado por falta de materiais hospitalares básicos e falta de profissionais. Atualmente, as reclamações diminuíram. Ao longo das últimas semanas, diversas doações foram feitas por empresas de Rio Grande e esforços da administração do hospital aconteceram para melhorar o atendimento.