Porto Alegre completou na tarde deste domingo (13) seis dias consecutivos de recuo no número de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) com coronavírus.
Até as 18h, quando dois hospitais ainda não haviam atualizado suas informações diárias, o registro oficial indicava 304 doentes em estado grave na Capital — 1,3% a menos do que na véspera e 7,6% abaixo de uma semana antes.
Somente o Hospital de Pronto Socorro (HPS), que não costuma receber pacientes de covid-19, e o Independência apareciam com dados antigos no painel de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As informações do Independência não eram atualizadas desde às 8h4min de sexta-feira (11), quando o estabelecimento somava sete pessoas com o vírus sob tratamento intensivo.
Quando se analisa o cenário pela média dos sete dias anteriores, a tendência recente também é de menor impacto do vírus nas UTIs — nesse intervalo, a média diária ficou em 319,4 internados, contra 337,9 no período imediatamente anterior.
O recuo nas hospitalizações, por esse critério, que atenua eventuais flutuações pontuais, foi de -5,5% de uma semana para outra.
Na sexta-feira, o secretário adjunto da SMS, Natan Katz, havia afirmado que a prefeitura ainda vai observar o comportamento da pandemia ao longo da próxima semana para avaliar possíveis efeitos de flexibilizações mais recentes como a ampliação no horário de funcionamento de lojas e restaurantes na cidade. Se o número de internações seguir diminuindo, será possível falar em tendência de queda na pandemia.
Na tarde de domingo, a taxa geral de ocupação nas UTIs de Porto Alegre estava em 86,7%. Somente o Hospital Moinhos de Vento se encontrava com todos os leitos de terapia intensiva em uso.