Depois de três dias com queda no número de internações por covid-19, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de Porto Alegre voltaram a registrar aumento na ocupação de leitos. Na tarde desta sexta-feira (18), 300 pacientes com coronavírus estavam em tratamento intensivo — seis a mais do que no dia anterior.
Em relação à sexta-feira passada (11), a ocupação de leitos de UTIs caiu 3,84% - na época, havia 312 pacientes internados.
Se a comparação for feita pela média móvel, a queda ficou em 7,60% nos últimos sete dias em relação ao período anterior. É a segunda semana seguida de queda pela média móvel.
A chamada média móvel é uma variável recomendada por especialistas para analisar o andamento da pandemia de forma mais precisa. Em vez de comparar apenas um dia com outro, analisa-se um período mais amplo com o imediatamente anterior.
A taxa geral de ocupação é de 86,97%. São 714 pacientes para 834 leitos (13 estão bloqueados). A UTI do Hospital Moinhos de Vento é a única com 100% dos leitos ocupados. Os hospitais referências no tratamento da covid-19 estão com as seguintes ocupações: Clínicas (85,63%), Conceição (92%) e Santa Casa (85,93%).