Depois de cinco dias em que apresentou crescimento, a média diária de mortes por covid-19 registradas no Rio Grande do Sul voltou a apresentar queda. Entre 19 de agosto e esta terça-feira (25), foram registrados 48,57 óbitos a cada 24 horas, em média, 2,86% a menos do que na semana de 12 a 18, quando foram 50 registros.
A comparação feita por GaúchaZH leva em conta os dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Segundo especialistas ouvidos em reportagem desta segunda-feira (24), é possível que o Estado esteja entrando em estabilidade após o pico registrado na passagem de julho para agosto, embora seja necessária uma amostra maior de tempo — por volta de 14 dias, segundo a maioria das projeções — para afirmar isso com clareza.
Em relação aos novos casos, também há redução na média móvel diária. Nos últimos sete dias, foram comunicadas 1.746 infecções, 15,2% a menos do que no intervalo anterior (12 a 18), com 2.059 registros de contaminações.
A chamada média móvel, calculada por GaúchaZH, é uma variável recomendada por especialistas para analisar o andamento da pandemia de forma mais precisa. Em vez de comparar apenas um dia com outro, analisa-se um período mais amplo com o imediatamente anterior. No caso, sete dias.
O método reduz distorções causadas por atrasos em notificações em fim de semana, quando menos testes são processados por laboratórios.