Depois de iniciar os testes com voluntários do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), mais quatro centros brasileiros iniciarão a aplicação da vacina contra o coronavírus produzida pela Sinovac. A pesquisa, feita em parceria com o Instituto Butantan, também será realizada em Porto Alegre, no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Conforme o Butantan, a partir de quinta-feira (30), o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, começa as aplicações em 852 voluntários. O estudo também se inicia amanhã no HC da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, onde 500 pessoas receberão as doses.
Na sexta-feira (31), é a vez das aplicações na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, que contará com 652 participantes, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que terá 852 voluntários. Está previsto para os próximos dias o anúncio das datas dos outros centros, incluindo no São Lucas.
Esta é a terceira fase de testes em humanos da vacina chinesa elaborada pela Sinovac Life Science. A testagem, coordenada pelo Butantan, terá a participação de 9 mil voluntários e deve ser concluída entre o final de outubro e o início de novembro.