Guaíba, na Região Metropolitana, inaugura nesta terça-feira (21) o primeiro hospital com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde da cidade. A previsão é de que o local já comece a receber pacientes na quinta-feira (23). Serão 40 leitos clínicos e 10 de UTI exclusivos para atendimento de pacientes com covid-19.
Ministro interino da Saúde, o general Eduardo Pazuello deve participar da inauguração à tarde, juntamente com o governador Eduardo Leite.
O hospital começou a ser construído em 2011, mas a falta de recursos foi atrasando a obra. A cidade contava, até então, com um único pronto atendimento, onde as internações e procedimentos mais graves precisavam ser encaminhadas para Porto Alegre.
Ao todo, foram investidos R$ 7 milhões, entre verbas de emendas parlamentares e da parceria com uma multinacional instalada na cidade. Estão sendo contratados 120 profissionais, e a empresa que irá administrar a instituição já foi selecionada.
O hospital terá quatro blocos cirúrgicos, maternidade e 80 leitos clínicos. Entretanto, esses setores só devem entrar em operação após a pandemia. O custo mensal de R$ 1 milhão vai ser dividido entre os governos federal, estadual e municipal.