Pelo menos 10 hospitais suspenderam ou reduziram procedimentos eletivos por falta de insumos no Estado. O levantamento é da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Rio Grande do Sul e leva em conta os dados coletados nesta quinta-feira (2). Entre os hospitais afetados está o Nossa Senhora das Graças, de Canoas; o de Caridade, de Ijuí; o Vila Nova, em Porto Alegre; o Hospital Geral de Caxias do Sul; e o Hospital de Montenegro.
Para tentar solucionar o problema, o Ministério da Saúde, o governo do Estado e as prefeituras buscam alternativas para abastecer os estoques das instituições, principalmente sedativos e anestésicos. A queda no nível dos estoques está relacionada à alta demanda por esses insumos causada pela pandemia do coronavírus - para serem utilizados durante a entubação de pacientes, por exemplo - e a dificuldade de compra e entrega de remédios a curto prazo.
Nesta tarde, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado (Cosems-RS) promoveu uma reunião online para debater a possibilidade de troca de medicamentos entre hospitais que estão com o estoque em dia e os que estão com falta de insumos. Conforme o presidente do Cosems-RS, Diego Espíndola, também foi encaminhado um pedido ao governo do Estado.
— Pedimos o cancelamento das cirurgias eletivas não urgentes, que não trazem risco de vida ao paciente, como catarata, varizes e cirurgias plásticas — destaca.
Espíndola afirma que também foi acionado o Conselho Estadual de Farmácia, com o objetivo de checar se os laboratórios gaúchos têm medicamentos em estoque.
— Nesta sexta, haverá uma reunião nacional para agilizar o processo de compra de medicamentos de forma linear, entre União, Estados e municípios, garantindo preços compatíveis — detalha.
Instituições que reduziram ou suspenderam cirurgias eletivas no RS:
- Hospital Nossa Senhora das Graças, de Canoas
- Hospital de Caridade de Ijuí
- Hospital Vida e Saúde, de Santa Rosa
- Hospital Leonilda Brunet, de Ilópolis
- Hospital Panambi, de Panambi
- Hospital Nossa Senhora Aparecida, de Camaquã
- Hospital Vila Nova, de Porto Alegre
- Hospital Geral, de Caxias do Sul
- Hospital de Caridade, de Carazinho
- Hospital Montenegro, de Montenegro