Depois de ser bloqueada e passar por um processo de desinfecção, a sala amarela — chamada de UTI 2 — do Hospital Municipal de Novo Hamburgo foi liberada nesta terça-feira (7). A unidade ficou fechada por cerca de uma semana e teve a reabertura autorizada pela administração da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo. A decisão pelo fechamento ocorreu em razão de uma suspeita de que havia contaminação por coronavírus.
O setor passou por higienização terminal e encontrava-se, por último, em fase de desinfecção. Pacientes já estão sendo recebidos para internação.
De acordo com a fundação, o bloqueio ocorreu após três pacientes que estavam na unidade morrerem, todos idosos. Dois deles sofriam de doenças crônicas e tinham covid-19.
O terceiro não tinha a doença e morreu por outros motivos, não divulgados. A sala amarela conta com 10 leitos de UTI, que são custeados exclusivamente com recursos do município. O hospital é referência para urgência e emergência de trauma e de alta complexidade em cardiologia para mais de meio milhão de habitantes do Vale do Sinos.
O Centro de Triagem Covid do hospital foi aberto em 20 de março para pacientes da doença em Novo Hamburgo. Na emergência normal seguem os atendimentos de todos os pacientes regulados pelo Samu e pelas especialidades. Nessa emergência ficam as salas vermelha, laranja e amarela.