A Trensurb confirmou, nesta terça-feira (7), que irá bloquear os cartões TRI e SIM vale-transporte de usuários que trabalham em Porto Alegre em atividades que não são consideradas essenciais. A medida, solicitada pela EPTC, será tomada a partir de quinta-feira (9), mesmo dia em que a ação entrará em vigor nos ônibus de Porto Alegre.
A restrição será válida para funcionários de todas as empresas que estão com as portas fechadas, por determinação de decreto assinado pelo prefeito Nelson Marchezan. A restrição será mantida por, pelo menos, 15 dias. Após o prazo, o cenário será reavaliado.
Através de nota, a Trensurb anunciou que ainda não sabe quantos passageiros serão impactados, e que a decisão partiu após pedido da prefeitura da Capital.
“A Trensurb irá tomar as providências necessárias para atender, na medida do possível, o pedido da Prefeitura de Porto Alegre para restringir o uso do cartão SIM Vale-Transporte por parte dos usuários que não trabalham em serviços essenciais”
Em Porto Alegre, cerca de 130 mil passageiros deverão ter o cartão TRI vale-transporte bloqueado.
Consulta
De acordo com projeção da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) da Capital, os usuários poderão consultar se estão com o cartão suspenso a partir de quinta-feira (9). Para isso, deverão acessar o site TRI Poa, o mesmo utilizado para conferência de informações como saldos e recargas.
A ATP, que gere os cartões TRI e SIM, trabalha na criação de uma área onde serão expostos os CNPJs das empresas com atuação suspensa em Porto Alegre e a confirmação se o usuário teve o cartão bloqueado. Inicialmente, não será possível acessar as informações por meio do aplicativo TRI.
Caso o trabalhador tenha o benefício suspenso de forma equivocada — por exemplo, um usuário que atue em atividade essencial, mas que está com o cadastro desatualizado, vinculado a uma empresa que está com as portas fechadas — será possível pedir a revisão para a EPTC, no número 118, ou para a ATP, que deverá divulgar telefone e e-mail para o contato ainda nesta semana.
Grande Porto Alegre
A prefeitura da Capital também quer que a Metroplan, fundação que gere o transporte por ônibus entre as cidades da Região Metropolitana, restrinja o cartão TEU vale-transporte nas mesmas condições que o TRI e o SIM. A autarquia já está discutindo o tema, mas ainda não se posicionou.