Nove funcionários do laboratório do Unianálises da Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado, testaram positivo para covid-19. Todos os 70 trabalhadores da unidade, localizada no prédio 5 do campus, fizeram o exame, que comprovou coronavírus em 12% da equipe. O espaço será fechado até o final da primeira quinzena de maio, período em que será higienizado.
Os casos confirmados estão em isolamento. Os demais funcionários do setor foram notificados para que permaneçam em quarentena.
De acordo com a universidade, os funcionários do Unianálises utilizam Equipamento de Proteção Individual (EPIs) como máscaras, luvas e jalecos recomendados pelas autoridades sanitárias. A instituição afirma que trabalha para rastrear todas as pessoas com quem os casos positivos possam ter tido contato. O objetivo é que elas também sejam testadas pela Univates.
O Unianálises atende especialmente a indústria e o agronegócio e é responsável por testar leite, carne e outros alimentos, certificando a qualidade dos produtos alimentares. No local, não são produzidos testes para covid-19. A universidade afirma que não sabe como os trabalhadores se infectaram.
O Laboratório de Análises Clínicas (Lac) na Univates que faz testes para coronavírus está localizado a mais de 500 metros do Unianálises, no Prédio 16. O Lac permanecerá executando seu trabalho sem interrupção, atendendo hospitais, prefeituras e autoridades de saúde do Vale do Taquari.