No Dia do Trabalho, comemorado nesta sexta-feira (1°), os funcionários do Hospital Moinhos de Vento foram surpreendidos por uma homenagem pela sua atuação no front de combate ao coronavírus: uma pintura em grafite feita pelo artista Jackson Brum.
A obra foi pintada no muro da entrada principal dos colaboradores da instituição, na Rua Dr. Vale. Os primeiros traços começaram a ser feitos já no início da manhã. Junto à imagem, foi escrita a frase "Juntos, redefinimos o amanhã. Muito obrigado aos nossos profissionais".
Ao chegar ao hospital, por volta das 9h, o médico urologista Gustavo Schroeder, 39 anos, deparou com a obra.
— Observei que estavam fazendo o grafite em frente ao hospital. De dentro do carro, tirei uma foto e enviei para alguns colegas. Quando terminei de ver meus pacientes, ao sair do hospital, abri o vidro do carro e parabenizei quem estava executando a obra — relata Schroeder.
Para o médico, esse é um momento em que todos os gestos de agradecimento confortam o coração e ajudam a manter a firmeza.
— Hoje é um Dia do Trabalho atípico. Acho que todos, em qualquer profissão, gostariam de estar trabalhando normalmente hoje. Mas os profissionais que trabalham nos hospitais, durante estes dias de pandemia, certamente estão vivenciando um sentimento ambíguo: de quererem exercer seu trabalho da melhor maneira possível, mas, ao mesmo tempo, ter o receio diário de adoecerem e, principalmente, na minha opinião, de levarem a doença para sua casa — diz o urologista.
Diocélia Jungbluth, gerente de Relações com o Mercado do Hospital Moinhos de Vento, afirma que a obra presta uma merecida homenagem não só aos colaboradores do hospital, mas a todos os profissionais de saúde:
— Neste momento tão desafiador para todos, eles são os protagonistas da luta pela vida. Sua dedicação e trabalho devem ser lembrados e celebrados por todos nós.
O mural, que tem seis metros de comprimento e dois metros de largura, levou cerca de quatro horas para ser concluído.