Com grande procura pela vacina contra a gripe, as cidades da Região Metropolitana ficaram sem as vacinas um dia depois do início da segunda fase da campanha nacional. Nesta sexta-feira (17), não havia mais doses em oito cidades procuradas pela reportagem. Em dois municípios, a prioridade ainda é para os idosos.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), aproximadamente 284 mil doses de vacinas foram encaminhadas para as 19 Coordenadorias Regionais nesta sexta. Esta segunda fase é destinada a doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
Na primeira fase da campanha, 86% do grupo dos idosos já foi imunizado, o equivalente a 1,2 milhão de pessoas. Além disso, 84% da população estimada de profissionais de saúde, cerca de 260 mil pessoas, receberam a vacina. Os dados são do governo do Estado.
Situação das vacinas contra a gripe na região metropolitana de Porto Alegre
Foram repassadas 2 mil doses da vacina, que se esgotaram na quinta-feira. A prefeitura relata que aguarda a chegada de novas doses para dar continuidade ao serviço.
Conforme a prefeitura, a cidade recebeu 2,5 mil doses, que foram aplicadas em Unidades Básicas de Saúde e em Unidades de Estratégia Saúde da Família. Não há mais doses.
Conforme a prefeitura, foram repassadas poucas doses para o município. Desde o início da campanha, já foram vacinadas 4.298 pessoas. Não há previsão de retorno.
Conforme a prefeitura, poucas vacinas foram repassadas à cidade, e foi priorizada a vacinação de profissionais de segurança (Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Municipal) e de trabalhadores de transporte coletivo. Não há mais doses.
Parte da remessa se esgotou em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS). A retomada acontece segunda-feira, em dois postos dos bairros Novo Guaíba e Primavera.
Foram repassadas 4,6 mil doses da vacina, que se esgotaram na tarde de quinta-feira. Além dos postos de saúde e escolas, a cidade adotou o sistema drive-thru. Desde o início da campanha, já foram imunizadas 35,6 mil pessoas. Não há previsão de retorno do serviço. Em caso de dúvidas, os moradores podem ligar para (51) 3097-9445.
A cidade recebeu 3 mil doses da vacina, que se esgotaram na tarde de quinta-feira. Foi realizado o sistema drive-thru e em mais oito pontos. Não há previsão de retomada da vacinação. Conforme a prefeitura, já foram imunizados 22 mil idosos desde o início da campanha.
A cidade recebeu 2 mil doses que se esgotaram na quinta-feira. Não há previsão de retorno.
Até as 19h45min desta sexta-feira, a reportagem não obteve resposta da prefeitura referente à vacinação.
Cidades que seguem na primeira fase
As 2 mil novas doses recebidas continuarão a ser destinadas ao primeiro grupo prioritário. Conforme a prefeitura, ainda há cerca de 4 mil idosos esperando a imunização.
Segundo a prefeitura, a campanha continua na casa dos idosos e ainda restam dois bairros aguardando a visita dos agentes de saúde. Foram recebidas mil doses.