A Santa Casa de Pelotas anunciou o fechamento temporário do seu setor de maternidade. A decisão foi tomada diante da falta de um acordo entre a instituição e os médicos.
O contrato entre a Santa Casa e 14 médicos tinha duração até janeiro, mas houve um aditivo de forma emergencial por mais dois meses. No dia 31 de março, o acordo foi encerrado e foi anunciado o fechamento temporário do setor.
Em nota, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) afirma que ‘’há vários meses’’ vem alertando a direção da Santa Casa para a falta de profissionais para compor as escalas, e que o hospital tem pendências financeiras com os médicos e, somente neste ano, são mais de dois meses de atraso.
Já a direção do hospital disse, também em comunicado, que enfrenta dificuldades financeiras, mas que espera negociar nos próximos dias com os médicos para reabrir o setor em breve. A Santa Casa de Pelotas é referência para municípios do sul do Estado e realiza cerca de 160 atendimentos mensais nas áreas de pediatria e maternidade, incluindo atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Universitário da Universidade Federal de Pelotas (HUUFPel) e o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUUCPel) são outras opções de maternidade na cidade.