A Santa Casa de Porto Alegre decidiu retomar parcialmente processos assistenciais a partir de segunda-feira (30). A instituição estava com cirurgias e atendimentos eletivos suspensos desde o dia 20 por conta da pandemia de coronavírus.
De acordo com o diretor-geral da Santa Casa, Júlio Flávio Dornelles de Matos, a medida foi tomada para evitar aglomerações, pois cerca de 20 mil pessoas circulam diariamente pelos espaços físicos do complexo. Ele comenta que o retorno das cirurgias, consultas e exames acontece para atender a demanda da própria Secretaria Municipal da Saúde. A Santa Casa voltará a atuar em acompanhamentos necessários e preventivos.
— A retomada é importante porque esses casos que vamos voltar a avaliar e atender, se não cuidássemos, virariam urgência. E tudo que nós não precisamos agora é entupir nossas urgências com este tipo de situação que pode ser evitada — explicou Matos.
Operações agendadas terão sua realização avaliada caso a caso de acordo com as necessidades. Consultas e exames ambulatoriais voltarão a acontecer, também de acordo com os agendamentos já existentes antes da suspensão, nas áreas de transplante, oncologia, pré-natal, traumatologia, cardiologia, neurologia, pneumologia e pós-operatório. As de outras áreas terão metade dos agendamentos atendidos.
A emergência do hospital não havia sido paralisada. Para agendar consultas ou conferir se horários previamente marcados estão confirmados, os pacientes devem entrar em contato com a central de atendimento. O telefone é o (51) 3214-8080.
O diretor da Santa Casa ressalta os cuidados e protocolos de segurança para pacientes e profissionais seguirem, como proteção à transmissão do coronavírus. Conforme a instituição, haverá triagem nas portas dos edifícios, espaçamento nos horários de consultas para que não haja aglomerações de pacientes em salas de espera, disponibilidade de recipientes com álcool em gel 70% , distanciamento entre cadeiras de recepções e reforço no uso de EPI’s.