O médico Pierangelo Tadeu Baglio tirou dúvidas e conversou com ouvintes sobre cuidados para frear a pandemia de coronavírus em transmissão da Gaúcha 2, o canal paralelo da Rádio Gaúcha disponível no site e no aplicativo. O pneumologista do Hospital Moinhos de Vento esteve no ar durante mais de uma hora na tarde desta quarta-feira (18).
Ouvintes de todo o Estado telefonaram e apresentaram suas dúvidas sobre a pandemia de coronavírus. Uma das principais preocupações era a influência de outras doenças crônicas na contaminação e tratamento da covid-19, a doença causada pelo vírus. O pneumologista aconselhou a população a manter a calma.
— Se formos buscar como ele (coronavírus) funciona em relação às outras infecções virais mais tradicionais, até mesmo o influenza ou outros comuns dessa época do ano, a gente sabe que os doentes respiratórios crônicos têm uma predisposição maior para ser infectados, por portarem uma condição respiratória específica. Com o coronavírus, não é diferente. Os cuidados normais diários têm de ser redobrados para este público — ponderou o médico, avaliando que ainda é cedo para comparar os efeitos dos sintomas em pessoas com ou sem diagnóstico de problemas respiratórios crônicos:
— Ainda não temos uma certeza se a doença covid-19 tem um curso clínico pior do que outros vírus para essas pessoas. Falta tempo de estudos e mais dados para confirmarmos isso.
Quando perguntado sobre quais os cuidados deve-se ter e se a pandemia no Brasil está sendo mais bem contida em relação à Itália, país onde já foram registradas quase 3 mil mortes causadas pelo coronavírus, Periangelo Tadeu aconselhou:
— A medida mais importante é o isolamento social. Higienizar as mãos e ficar atento aos avisos. É o momento para todo mundo ficar mais recolhido para podermos sair disso o quanto antes.
A Gaúcha 2, disponível no site e aplicativo de GaúchaZH, é ativada diariamente para esclarecer dúvidas sobre a doença — sempre pelas manhãs e tardes, durante os programas Gaúcha Atualidade e Gaúcha+.
O convidado sempre iniciará respondendo dúvidas no AM 600 e FM 93.7. Depois, passará para a Gaúcha 2, em que poderá conversar diretamente com os ouvintes. A ligação deve ser feita pelo telefone (51) 3223-8831 durante o período em que a Gaúcha 2 estiver no ar.