A prefeitura de Santa Maria divulgou nesta sexta-feira (27) o balanço de atendimentos por sintomas de infecção intestinal no sistema de saúde do município. Nos dias 24 e 25 de dezembro, 269 pacientes buscaram unidades públicas e privadas de saúde. Representa aumento de 110% em relação ao balanço anterior (128 atendimentos). São 142 crianças e 127 adultos. O levantamento inclui atendimentos em Pronto Atendimento Municipal, Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas, Hospital da Brigada Militar, Pronto Atendimento Ruben Noal, Sistema Cauzzo, Hospital de Caridade, Hospital da Unimed e Hospital Geral.
A Secretaria Municipal da Saúde foi acionada após a morte de duas crianças pela doença. Conforme o comunicado, a equipe da pasta investiga o que causou “o surto e as condições de contaminação”.
Nesta sexta, a secretaria afirma que começou a fazer entrevistas com familiares de alunos da escola suspeita de início do surto e onde as duas crianças que morreram estudavam. Estão sendo solicitados exames para esses familiares que tiveram contato com alguém da instituição de ensino, independentemente do quadro clínico.
Orientações para consumo e preparo de alimentos
Consumir apenas água potável
Manter a limpeza durante o preparo dos alimentos
Separar alimentos crus de cozidos
Cozinhar os alimentos em temperatura superior a 70°C
Manter os alimentos em temperaturas seguras
Cuidados com objetos e locais que tiveram contato com fezes (diarreia)
Lavar com desinfetante ou álcool 70%
Cuidar panos e utensílios de limpeza utilizados: ferver e manter separados dos demais utensílios, se de difícil limpeza
Lavar as mãos com água e sabão antes das refeições e após o uso do sanitário