O surto de uma doença conhecida como mão-pé-boca (HFMD, na sigla em inglês), causou a suspensão das aulas na Educação Infantilem Piratini, no sul do Estado. Até a manhã desta sexta-feira (22) foram confirmadas 60 crianças, de três creches diferentes do município, diagnosticadas com a doença.
As crianças, de até cinco anos, apresentam sintomas como febre alta, estomatite (aftas), enjoos, seguidos do aparecimento de manchas vermelhas na boca, amígdalas e faringe. Pequenas bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés também aparecem, em alguns casos. A doença é causada pelo vírus Coxsackie, da família dos enterovírus.
A forma de transmissão, por meio do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, torna a doença extremamente contagiosa. Levando isso em consideração, as secretarias de Educação e de Saúde do município optaram pelo cancelamento das aulas da rede infantil até a terça-feira (26).
A medida deve evitar novas infecções e o período corresponde ao tempo médio em que o vírus sobrevive no corpo com possibilidades de transmissão.
Não existe vacina contra a enfermidade e o tratamento ocorre apenas de forma sintomática. O setor de Epidemiologia e a Vigilância Sanitária do município trabalham para descobrir a origem do surto.