![Bruno Alencastro / Agencia RBS Bruno Alencastro / Agencia RBS](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/21839399.jpg?w=700)
Profissionais que atendem na rede básica de saúde de Caxias do Sul passaram por treinamentos para utilizar o Telessaúde, projeto vinculado à faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho, desenvolvido com equipes médicas e de enfermagem da cidade da Serra, teve o objetivo de capacitar os servidores para usar a teleconsultoria gratuita. O serviço ajuda a esclarecer dúvidas sobre diagnóstico e tratamento, em tempo real, sem necessidade de agendamento prévio. Com isso, a ideia é reduzir os encaminhamentos a especialistas por meio da maior resolutividade no atendimento primário.
Conforme a coordenadora do Centro Especializado em Saúde (CES) de Caxias do Sul, Lauren Moreira, o apoio do Telessaúde pode ser utilizado para resolver situações relacionadas a dosagem de remédios ou encaminhamento de exames no posto de saúde, por exemplo. Com isso, o paciente não precisa entrar na fila de espera por especialistas, que hoje está em cerca de 10 mil pessoas. A médica explica ainda que o auxílio por telefone também define se é baixa, média ou alta a prioridade para o paciente nas especialidades.
O contato com os médicos do TelessaúdeRS é feito por um 0800, o que não gera custos para o município. O profissional tem de fazer apenas um cadastro.
O CES também articula a criação de um serviço próprio para atuar de forma semelhante. Segundo Lauren, a ideia é que os médicos da rede básica possam falar com especialistas ligando para o centro. Esse trabalho ainda depende da disponibilização de mesas, cadeiras e computadores.
Teleoftalmologia
Em Farroupilha, completa um ano de funcionamento nesta segunda-feira (29) o Centro de Teleoftalmologia. O serviço, que é referência para 49 municípios, fica no posto de saúde do bairro América. Um técnico conecta o paciente diretamente a médicos oftalmologistas em outra cidade, que realizam o diagnóstico pela internet, com aparelhos de última geração. Desde que entrou em funcionamento, o TeleOftalmo já fez mais de 1,4 atendimentos na região. O encaminhamento é feito por meio de consulta com clínico geral na unidade básica de saúde. Após a consulta no centro, o laudo é enviado para o médico do posto de saúde junto com recomendações de conduta.