Com problemas na distribuição desde junho, quando houve repasse de pouco mais de mil doses de vacina contra meningite C, a prefeitura de Porto Alegre recebeu 80% das doses programadas para agosto.
Foram encaminhadas quatro mil das cinco mil vacinas necessárias para suprir a demanda.
A estratégia da Secretária da Saúde para evitar que falte atendimento é concentrar um número maior de doses em menos locais. O medicamento será concentrado em 31 postos, dos 128 que aplicam a vacina na Capital.
O ministério da saúde reconhece que há problema com o laboratório que fabrica as vacinas contra meningite C e, por isso, a distribuição é reduzida. Em nota, o governo federal prevê que a situação será normalizada durante agosto, mas sem prazo exato.
A orientação de Brasília é de que os municípios com estoque reduzido realizem o agendamento das aplicações, de acordo com a disponibilidade. A prefeitura da Capital não segue essa orientação. Em Porto Alegre, a aplicação é realizada conforme procura nos postos.
A vacina meningocócica C tem doses previstas para crianças de três a cinco meses mais um reforço aos 12 meses. Também é indicada para adolescentes de 11 a 14 anos – para este grupo, é aplicado reforço ou dose única, dependendo da situação vacinal.
NOTA
O Ministério da Saúde informa que a distribuição da vacina meningocócica C será normalizada a partir deste mês de agosto, em todo o país. No momento, a vacina está sendo distribuída aos estados, porém de forma reduzida devido a atrasos na entrega pelo laboratório produtor, a Fundação Ezequiel Dias (FUNED). Para municípios que estão com estoque reduzido, o Ministério da Saúde orienta a realização do agendamento da vacinação, de acordo com a disponibilidade das doses.
Entre janeiro e julho deste ano, foram enviadas 3,9 milhões de doses da meningocócica C aos estados, sendo 178 mil para o estado do Rio Grande do Sul.
É importante frisar que a entrega dos imunobiológicos é efetuada pela Central de Armazenagem e Distribuição de Insumos Estratégicos (Cenadi), do Ministério da Saúde, ao longo do mês a todas as Unidades Federadas, cabendo às secretarias estaduais o abastecimento dos postos de vacinação. A vacina Meningocócica C (conjugada) faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo administrada aos 3 meses e aos 5 meses, com reforços aos 12 meses e entre 11 e 14 anos. Para crianças que não receberam o primeiro reforço aos 12 meses, a vacina poderá ser administrada até os 4 anos de idade.