Agora, o whey protein não é mais exclusividade dos frequentadores das academias. Lançamento do 13° Congresso Internacional de Tendências Cosméticas da Consulfarma, evento que reúne o mercado farmacêutico entre os dias 7 e 9 de junho, em São Paulo, o esmalte com a proteína do soro do leite promete ser uma das grandes atrações da feira. Além do cosmético "maromba", o encontro ainda apresentará uma série de novidades nada convencionais, antecipando tendências de mercado.
— Dentro do evento, temos uma área chamada Innovation Zone, onde teremos os principais lançamentos e os produtos que estão por vir — explica o consultor e pesquisador emcosmetologia, Lucas Portilho, que é farmacêutico e diretor científico da Consulfarma, consultoria responsável pelo evento.
A ideia, além de trazer inovação, é aproveitar a paixão dos brasileiros pelos cosméticos: segundo Portilho, o Brasil é o quarto maior mercado desse segmento no mundo, ficando atrás somente de Estados Unidos, China e Japão.
Confira algumas novidades:
Esmalte com whey protein
Derivado do leite, o whey protein é um suplemento muito utilizado por frequentadores de academias. Desta vez, a indústria se aproveitou das suas qualidades _ e da sua fama _ para incrementar os esmaltes.
— Ele pode ser passado em toda a unha, mas o ideal é mais perto das cutículas para mantê-las hidratadas e com boa aparência — diz Portilho.
Pipoca para dores articulares nas mãos
Já pensou em comer uma pipoca que ajuda a reduzir as dores das mãos causadas por esforços repetitivos? A ideia dessa novidade é levar para o mercado uma proposta lúdica, que afaste a noção de remédios encapsulados.
— Não é um medicamento, é um nutricosmético, que serve para mostrar que se pode fazer algo diferente. Pensamos na pipoca para aumentar a aderência ao tratamento — explica Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos.
Junto da pipoca, a proposta é incluir uma pulseira de LED, usada em associação ao alimento para potencializar o tratamento.
— A pipoca tem um nutriente funcional que consegue diminuir a inflamação, reduzindo as dores — completa Mika.
Chocolate contra o mau hálito
Esqueça os chicletes para disfarçar o mau hálito: agora, reduzir esse problema pode ficar muito mais gostoso. Lançado pela Consulfarma, esse nutracêutico leva um composto que reduz os microrganismos que provocam o odor, explica Portilho.
Espumante funcional
Um espumante sem álcool acrescido de um pó repleto de nutrientes também é um dos destaques da feira. Mika explica que a ideia do produto surgiu para tornar a suplementação mais prazerosa.
— Álcool para a saúde não faz sentido, então, pensamos em um produto sem álcool adicionando um nutriente funcional.
Nesse caso, o nutriente ajuda tanto na regeneração quanto no estímulo de colágeno e atua no crescimento e no fortalecimento capilar e das unhas.
Creme cobertor
Passar hidratante nos dias frios não é uma tarefa tão prazerosa assim. Pensando nisso, a Consulfarma desenvolveu um hidratante que atua nos receptores de calor da pele, trazendo a sensação de calor.
— Além de manter a pele hidratada, ainda dá uma sensação confortável — destaca Portilho.
Adesivo para axilas
Absorver o suor e eliminar os microrganismos causadores do mau odor na região é a proposta desse produto que ainda está em fase de desenvolvimento, mas que deve ser disponibilizado para as farmácias de manipulação dentro de seis meses.
Feito de silicone, ele se assemelha a um "band-aid", com uma área adesiva e outra absorvente.