A uma semana do fim da campanha, Santa Maria ainda precisa vacinar 16 mil pessoas contra a gripe para atingir as metas em grupos prioritários. Isso porque, descontando os grupos de risco que não têm uma expectativa específica de imunizações, 55.984 pessoas já receberam as doses na cidade, das 72 mil previstas. Se contar todos os imunizados, já foram 73 mil.
Puérperas, que são mulheres até 45 dias após o parto, e indígenas são os grupos que mais imunizaram até então, já passando da meta prevista. Em contrapartida, o grupo das crianças de 6 meses até 5 anos é o único que ainda não atingiu nem a metade do esperado.
Nos grupos que não têm meta específica, foram mais de 17 mil imunizados, sendo 15,9 mil pacientes crônicos e 1 mil pessoas privadas de liberdade e trabalhadores de casas prisionais.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada, e se encerra na sexta-feira da semana que vem. Podem se vacinar pessoas que se encaixem nos grupos prioritários, que são puérperas, gestantes, indígenas, idosos, crianças, professores, trabalhadores da área da saúde, internos e trabalhadores do sistema prisional e pacientes crônicos. Para receber a dose, é preciso levar até uma unidade de saúde algum documento que comprove o pertencimento ao grupo prioritário.