A campanha nacional de vacinação contra a gripe já imunizou 55.779 pessoas dos grupos de risco em Santa Maria. O grupo dos indígenas é o único que já ultrapassou a meta prevista: foram 170 imunizados, quando a expectativa era de 155. Em contrapartida, o grupo que menos imunizou é o de crianças de seis meses a cinco anos. Foram apenas 4,7 mil doses aplicadas, enquanto se espera vacinar 14,3 mil.
No município, a meta é vacinar 72 mil pessoas dos grupos prioritários que incluem crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, mulheres que deram a luz até 45 dias após o parto, idosos, indígenas, trabalhadores da área da saúde e professores. Destes, 43,5 mil receberam as doses. Dos grupos prioritários que não têm uma meta estipulada, já foram imunizados 10,4 mil pacientes crônicos e 948 agentes e internos do sistema prisional.
A vacina disponível nos postos de saúde protege contra três tipos de vírus e leva de 10 a 15 dias para começar a proteção. Com isso, a orientação é que as pessoas façam a imunização o mais breve possível. Para poder se imunizar é preciso levar até o posto de saúde algum documento que comprove que a pessoa faz parte de um grupo prioritário, além da carteira de vacinação. A campanha segue até 1° de junho.