A Secretaria de Saúde do Estado garantiu que a situação da febre amarela está controlada no Rio Grande do Sul, apesar da recomendação do governo federal para extensão da vacinação a todo país. Na terça-feira (20), o Ministério da Saúde informou que tentará antecipar um cronograma de vacinação a toda população brasileira.
Conforme o secretário da Saúde do Rio Grande do Sul, João Gabbardo dos Reis, a expansão recomendada pelo governo federal não deve afetar as ações no Estado. Segundo ele, desde janeiro a vacinação está disponível em todos os municípios gaúchos.
— Para o Rio Grande do Sul, essa medida não vai afetar a política em relação à vacinação. Nós resolvemos em janeiro, quando os primeiros casos foram registrados no centro do país. Tomamos a medida de estender isso a todas as pessoas. Se e quando o vírus chegar ao Rio Grande do Sul, nós teremos uma condição melhor e menor possibilidade de ter uma epidemia, como vem ocorrendo em outros locais — disse Gabbardo.
Atualmente, mais de 70% da população gaúcha está imunizada, segundo o governo. A expectativa é de vacinar até 90% dos gaúchos até o final do ano. Desde julho do ano passado, 40 casos suspeitos foram identificados no Estado. Em duas ocasiões, foi confirmado que o paciente portava a doença. Entretanto, o vírus foi contraído pelos pacientes fora do Rio Grande do Sul.