A Superintendência da Vigilância em Saúde de Santa Maria já emitiu 150 Certificações Internacionais de Febre Amarela. O serviço começou a ser oferecido pelo município há oito dias.
Antes da prefeitura disponibilizar o serviço, as pessoas que precisavam do documento – necessário para o ingresso em determinados países – tinham se deslocar para outras cidades para fazer a certificação.
Três servidoras do município foram capacitadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realizar o serviço. Por dia, elas atendem 15 fichas.
Para ter acesso ao documento a pessoa deve, primeiramente, fazer a vacina contra a febre amarela. Depois é necessário um pré-cadastro no site da Anvisa. Após isso, é preciso fazer o agendamento para solicitar atendimento na Superintendência de Vigilância em Saúde – que emitirá o documento.
Após o agendamento, o titular ou representante legal (no caso de crianças, por exemplo), deve ir até o local, com documento de identidade com foto e comprovante de vacinação da febre amarela ou atestado médico contraindicando a vacina quando for o caso.
Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min, de acordo com o agendamento, na Superintendência de Vigilância em Saúde. O contato para agendamento é (55) 3921-7154.