Santa Maria tem um caso suspeito de febre amarela. O anúncio foi feito pelo secretário Estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis em sua conta no twitter na tarde desta sexta-feira (9). Na rede social, o secretário afirma que o Rio Grande do Sul tem nove casos notificados da doença, todos em investigação.
Os casos suspeitos foram registrados em Santa Maria, Dois Irmãos, Frederico Westphalen, Igrejinha, Tramandaí, Pelotas, Nova Petrópoles, Montenegro, e Passo Fundo. Ainda conforme publicação de Gabbardo, em 2017, no mesmo período eram 42 casos notificados de febre amarela e nenhum confirmado.
Sobre o caso suspeito da doença em Santa Maria a Superintendência de Vigilância em Saúde da prefeitura informou que ainda não foi notificada sobre nenhum caso de febre amarela no município.
A febre amarela é uma doença febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos. Os primeiros sintomas podem ser febre, calafrios, dor de cabeça e nas costas, náuseas e vômitos.
Dengue
A Superintendência de Vigilância em Saúde de Santa Maria afirma que está acompanhando um caso suspeito de dengue na cidade. Conforme o setor, o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) não chegou a um resultado conclusivo sobre o caso. Por isso, foi feita uma nova coleta do material e a amostra seguiu para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O resultado deve ser emitido após o carnaval.
Sobre a paciente que apresenta suspeita, a prefeitura apenas informou que ela é mulher na faixa dos 30 anos, reside no bairro Camobi e não está hospitalizada, inclusive está trabalhando e amamentando.