Cães treinados estão auxiliando militares australianos na recuperação de traumas de guerra. São homens e mulheres que atuaram em zonas de conflito no Iraque, Timor Leste e Afeganistão e que tiveram de lidar com momentos de tensão e perigo longe da família e dos amigos.
Muitos veteranos de guerra enfrentam dificuldade de se adaptar ao retorno às atividades normais, e precisam lidar com sintomas como depressão, ansiedade e comportamento agressivo.
- Nós realmente precisamos de uma abordagem multidisciplinar, de múltiplas direções para ajudar a transição das pessoas, construir um futuro positivo significativo e lidar com seus sintomas, e é aí que o uso de cães de serviço se tornou inestimável. Quando você tem um dano de estresse pós-traumático, muitas vezes você fica isolado. E assim os cães parecem se encaixar nessa lacuna.
Com altas taxas de suicídio entre ex-soldados, há um impulso na Austrália para encontrar novas abordagens para o tratamento do Transtorno do Estresse Pós-Traumático.
"Ele é minha sombra, ele é o meu anjo, ele é tudo, apesar de ter uma esposa e três filhos adoráveis que amo para sempre, ele também é parte da família", afirma Ashley Smith, ex-oficial da polícia militar australiana.