Cerca de 800 dependentes químicos buscaram tratamento nos dois Centros de Atendimento Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS AD) de Caxias do Sul em 2016. A média é 67 atendimentos por mês. No total, são 12.690 cadastrados no serviço de saúde pública para esse tipo de atendimento. Os números até servem como indicativos da busca por atendimento, mas não são precisos sobre a quantidade de usuários de drogas e álcool em Caxias do Sul. Isso porque não existe um acompanhamento de qual é a situação de cada pessoa depois que ela deixa o serviço. Então, parte dessa população pode ter morrido ou saído de Caxias, por exemplo. Além disso, existe a parcela que não procura a recuperação ou vai para o serviço privado.
Apesar de não terem uma estimativa em números sobre a continuidade do tratamento, as responsáveis pelos CAPS apontam que existe um alto índice de recaídas. "Tem pessoas que estão em tratamento há cinco anos. E tem muitas pessoas que vão e voltam várias vezes", conta a responsável técnica da enfermagem do CAPS Novo Amanhã, Carine Piassa.
O atendimento nos CAPS AD é oferecido tanto para quem chega por indicação de profissionais que atuam nos postos de saúde e no Postão 24 horas quanto por demanda espontânea, quando a família ou o usuário procura o tratamento. O primeiro passo é o acolhimento, quando os profissionais entendem o problema enfrentado pelo paciente e definem a melhor linha de atendimento.
Para casos mais graves, pode haver necessidade de internação em hospitais. Mas os CAPS também contam com leitos para desintoxicação em que os pacientes ficam sob atendimento interno por 14 dias. Em Caxias, são 24 leitos no total, inclusive para adolescentes. A outra opção é o atendimento ambulatorial, em que o paciente permanece em casa durante o tratamento.
"Pode ser até mais efetivo (que a internação) porque a pessoa está dentro da rotina e isso ajuda", comenta a coordenadora do CAPS AD Reviver, Merielim Machado da Silva.
A chamada rede de apoio inclui família, comunidade, serviços de assistência social. Além do atendimento médico, os Centros de Atenção Psicossocial oferecem oficinas de artes, música, teatro, psicoterapia, entre outras.
Em Caxias, o CAPS AD Reviver fica na Avenida Circular Pedro Mocelin, no bairro Cinquentenário, com recepção aberta para novos usuários das 8h às 20h, de segunda a sexta. E o CAPS AD Novo Amanhã funciona na Rua Padre Tiago Alberioni, no bairro São Ciro. A procura por tratamento pode ser feita das 8h às 20h30, de segunda a sexta. É preciso apresentar cartão SUS de Caxias e um documento.