O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) anunciou, nesta quinta-feira (1º), que está modificando o fluxo de atendimento da emergência. A partir de agora, sempre que houver 80 pessoas internadas, o setor será fechado para novos pacientes.
Serão recebidos apenas casos com risco iminente de morte e pacientes trazidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Até então, a emergência chegava a atingir picos de mais de 150 pacientes internados em um local com 41 leitos.
Segundo a instituição, o objetivo é garantir a segurança e qualidade do atendimento, que passa a adotar um plano de contingência, fechando o setor "até que o patamar se segurança volte a ser alcançado".
Além desta medida, o HCPA também está desenvolvendo outras ações para reduzir a lotação, como transferência de pacientes para leitos em unidades de internação e Centro de Tratamento Intensivo e evitar que áreas como o Ambulatório do próprio hospital encaminhem para a Emergência casos que não se enquadrem no perfil de atendimento.
A emergência atende hoje 86 pessoas e por isto está fechada. De acordo com a nova sistemática, o setor será reaberto para novos pacientes assim que o número de doentes ficar abaixo de 80.