O ambulatório do bairro 1º de Maio teve aumento de cerca de 50% no número de pacientes depois da restrição de atendimentos a casos de urgência e emergência no Hospital São Carlos, de Farroupilha. Até o início da semana passada, a média de atendimentos era de 50 pacientes por dia. Agora, é de 70 a 80 por dia, conforme a Associação Pró-Saúde, responsável pela administração da rede básica de saúde de Farroupilha.
O próprio hospital faz a indicação para que os pacientes procurem o ambulatório que fica junto ao posto do maior bairro de Farroupilha. No local, são disponibilizados três leitos para quem precisa ficar em observação. Segundo o coordenador administrativo da Associação Pró-Saúde, Paulo Bielgelmeyer, a demanda maior ainda não provocou problemas no atendimento. O ambulatório funciona das 8h às 20h, com médico clínico geral em tempo integral. Inicialmente, os pacientes passam por triagem com a equipe de enfermagem.
Outra opção é buscar o posto de saúde mais próximo. Segundo a Pró-Saúde, cada um deles tem de duas a quatro consultas para livre demanda. O restante é sob agendamento.