As aulas no Departamento de Arte Dramática da UFRGS, em Porto Alegre, estão previstas para retornarem na próxima semana, após um grupo de alunos contrair sarna. Os estudantes apresentaram os sintomas na sexta-feira, mas as aulas foram suspensas na quinta (23).
Conforme o chefe do Departamento, Mesac Roberto Silveira Jr, o prédio foi desinfetado nesta segunda-feira (28). Algumas matérias e turmas foram realocadas para outros campi da Universidade.
Mesmo o prédio estando interditado, servidores terceirizados, técnicos e seguranças continuam indo ao local. A doença se manifesta de um dia a seis semanas.
Não foi possível determinar onde houve o contágio dos estudantes. O local atende cerca de 150 alunos, e não há um número oficial de pessoas que contraíram sarna.
Sintomas
A sarna é contagiosa, sendo transmitida rapidamente pelo contato físico direto em famílias, escolas e asilos. O sintoma mais comum da sarna é a coceira intensa nas áreas de infestação.
É possível tratar a sarna matando os ácaros e seus ovos com o medicamento que é aplicado do pescoço para baixo e deve ficar agindo por oito horas. Também é possível exterminar os ácaros com medicamentos orais.