A greve dos médicos terceirizados de Bento Gonçalves faz com que a UPA 24h atenda apenas casos de urgência nesta terça-feira (29). A paralisação começou nesta segunda-feira (28) e prossegue nesta terça, porém com maior adesão.
Conforme a prefeitura e o sindicato dos médicos, não há médicos terceirizados atendendo nas Unidades Básicas de Saúde e na UPA, apenas casos de urgência. Segundo a prefeitura de Bento, três médicos trabalham na UPA na manhã desta terça. Para a tarde, serão quatro profissionais.
Os médicos terceirizados são contratados pela Fundação Araucária, que administra os repasses feitos pelo município. Ao todo, são 92 médicos terceirizados. De acordo com o sindicato dos médicos, a adesão é de 90%. Já para a Fundação, a adesão é de 10%.
A paralisação ocorre devido ao atraso no pagamento de 50% do salário de novembro, que deveria ter sido pago até o início de dezembro. A previsão é de que o restante seja pago até esta quarta-feira (30), quando a prefeitura deve repassar mais um valor à fundação. O município aguardava o repasse de recursos federais para encaminhar o dinheiro à fundação. O 13º salário já foi quitado.
Em novembro, funcionários terceirizados paralisaram as atividades por um dia devido ao atraso nos pagamentos. A explicação para os atrasos com a Fundação é a falta de repasses do Estado e da União.
Gaúcha
UPA de Bento atende apenas casos de urgência
Médicos terceirizados não receberam todo o salário de novembro
Suelen Mapelli
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project