O 51º foco do mosquito da dengue em Caxias do Sul foi encontrado no bairro Cidade Nova, conforme a Secretaria de Saúde do município. Além do vírus da dengue, o mosquito Aedes Aegypti é vetor do vírus da febre Chikungunya e do Zika Vírus. Esse é o sétimo foco no bairro, que registra o maior número de focos ao lado do bairro Canyon, também com sete.
Até o momento, foram registrados focos em 18 bairros da cidade: além do Cidade Nova e do Canyon, o Jardim América (6 focos), o Pioneiro (5 focos); Santa Catarina (4 focos); Esplanada e São Leopoldo (3 focos); Marechal Floriano, Salgado Filho, Fátima, Pio X e São Pelegrino (2 focos); Sagrada Família, São José, Reolon, São Caetano, Santa Lúcia e Medianeira (1 foco).
Conforme a Vigilância em Saúde, a rejeição das visitas de agentes de saúde por moradores chega a até 40% em alguns bairros. A orientação da Vigilância Ambiental é de que a população observe e tome as medidas necessárias para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, dentre as quais manter a residência livre de água parada para evitar o aparecimento das larvas. Para a larva eclodir, basta que o ovo entre em contato novamente com essa água.
A Secretaria de saúde também reforça a informação sobre o Aedes Aegypti, um mosquito que ataca durante o dia. Ele mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, embora nas horas quentes possa atacar à sombra, dentro ou fora de casa. O ciclo do mosquito em temperatura ideal, 25°C, demora de 5 a 7 dias (do ovo até o mosquito adulto).