O segunto exame feito em um paciente isolado no Rio de Janeiro com suspeita de ebola deu negativo. A informação foi divulgada neste sábado (14) pelo Ministério da Saúde. Com isso, está descartado o caso da doença no Brasil.
O homem de 46 anos foi liberado do isolamento e vai receber alta da internação no Hospital Evandro Chagas, que fica na Fiocruz, no subúrbio do Rio. As 95 pessoas que tiveram contato com o paciente e que estavam sendo acompanhadas também já foram liberadas do monitoramento.
O suspeito de ter contraído a doença chegou a Belo Horizonte, em Minas Gerais, na sexta-feira (6), vindo da Guiné, país africano que tem surto de ebola. Ele começou a apresentar febre alta, dores musculares e dor de cabeça no domingo (8). O primeiro teste, divulgado na quinta-feira passada (12), também havia descartado a doença.
Em nota, o Ministério da Saúde afirma que "qualquer pessoa que chegar da Guiné (África), único país com transmissão ativa do vírus Ebola atualmente, e apresentar febre até 21 dias após a chegada ao Brasil, será considerada caso suspeito e ser isolada imediatamente para aplicação do protocolo internacional".